Nunca fiz psicoterapia, o que devo saber?
- Raquel Mazo
- 10 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Eu sugiro que você comece desconstruindo algumas ideias preconceituosas e superficiais sobre psicoterapia. Converse com quem já teve a experiência de estar em psicoterapia, converse com os profissionais que você venha a conhecer, tire todas as suas dúvidas, pesquise na Internet, busque saber mais.
Não precisa estar mal para fazer psicoterapia! É para qualquer pessoa que tenha uma mente, e faz bem cuidar dela tanto quanto do corpo, para que quando a vida te surpreender com dificuldades e perturbações, você tenha recursos para lidar com elas.

Informe-se sobre as abordagens psicológicas, pois existem várias e você vai encontrar aquela que mais faz sentido para você, para a fase da vida que você está e que alcance as questões que você quer acompanhar. Eu trabalho com a psicoterapia psicanalítica, que considera aspectos conscientes e inconscientes da mente, que trabalha a percepção e comunicação dos afetos e emoções, para ampliar, complexificar os recursos para lidar com a vida.
Procure um bom profissional, pesquise sobre ele, peça indicações, encontre-se com um ou mais profissionais até se decidir. Afinal você não vai entregar sua mente e contar tudo da sua vida pra qualquer pessoa sem ao menos se interessar em saber um pouco mais sobre ela. Sinta se vocês fazem uma boa dupla, se conversam bem, pois isso é fundamental!
O método básico da psicoterapia é conversar, na tentativa de compreender as emoções, pensamentos e comportamentos. Então não aceite propostas que misturam técnicas alternativas ou holisticas (misticismo, constelação, religião, florais, reiki, vidas passadas, etc.). Tudo tem seu lugar, mas a psicoterapia é baseada em teorias e técnicas que foram criteriosamente desenvolvidas e aprovadas por uma comunidade científica.
Não se preocupe com resultados, mas com o processo em si, que você deve aproveitar como um espaço na semana reservado para cuidar de você e das suas questões. Pode ser que você tenha começado por um motivo pontual, e vá descobrindo que a questão é mais complexa e profunda, e que vale mais a pena cuidar de todo esse complexo do que de um único sintoma ou dificuldade.
A psicoterapia é um investimento que exige comprometimento com o processo. Decida se você realmente quer incluir esse compromisso na sua vida e cuide dele, pois outras prioridades sempre estarão concorrendo pelo seu tempo, dinheiro e energia. E será tentador desistir e abandonar o trabalho no meio do caminho.
Lembre que a psicoterapia também é um relacionamento, que você estará incluindo uma nova pessoa na sua vida, e ela estará incluindo você. Muitas vezes você terá necessidade de falar não apenas sobre suas questões pessoais, mas também sobre sua relação com seu psicoterapeuta, ou a relação de vocês não sobreviverá aos conflitos naturais.
E por fim, e mais importante, buscar psicoterapia é um ato de curiosidade por si próprio, pela vida, pela mente e pela possibilidades de ampliar formas de pensar e de viver!