Como funciona a psicoterapia de casal?
- Raquel Mazo
- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2024
Viver um relacionamento ou dividir a vida com outra pessoa é um grande desafio e exige um trabalho constante, tanto de compreeder o outro como a si mesmo dentro da relação.
A convivência gera conflitos que passam a incomodar um dos membros do casal, ou ambos. Além disso, crises e acontecimentos inesperados surpreendem a ponto de tudo parecer novo e fora do lugar.
Então será necessário lidar um com o outro de uma maneira nova, e nenhum dos dois sabe como. Surge o interesse pela psicoterapia de casal como uma maneira de encontrar um caminho possível para os dois.

Normalmente um dos membros do casal entra em contato com o psicoterapeuta para se informar e depois apresenta ao outro as condições para iniciar. Se entram em acordo, agendam a primeira sessão e vão juntos para a psicoterapia.
O primeiro passo é que as pessoas se apresentem ao terapeuta e exponham suas insatisfações, para que sejam identificados os principais problemas.
Será necessário pensar sobre os objetivos de estar ali, as esperanças e expectativas e o quanto cada um está disposto a fazer um trabalho psíquico por aquele vínculo.
O mais importante é trabalhar as formas de comunicação que possam estar ineficientes ou confusas e que atrapalham muito a convivência, entender como se tem lidado até agora, que acontecimentos podem ter iniciado os conflitos, as mágoas e decepções em cada um, entre outros.
A psicoterapia de casal não tem um objetivo pré-definido, como evitar a separação. Os novos rumos serão trabalhados de forma única para cada casal.
Ficar junto ou se separar são ambas decisões que exigem muito trabalho psíquico e conversas eficazes. Ter um terceiro, o psicoterapeuta, como mediador, ajuda a olhar para a situação de maneira nova e a reconhecer os pontos cegos que estão causando os desencontros.
PSICOTERAPEUTA DE CASAL

Sou Raquel Mazo, psicóloga CRP 06/112414, mestra em psicologia, especialista em psicologia clínica e pós-graduanda em psicanálise vincular.
Psicoterapia psicanalítica, psicoterapia de casal e família
Psicóloga em Ribeirão Preto
Atendimento on-line em todas as cidades e países
mais sobre mim