Primeiro contato ao decidir fazer terapia
- Raquel Mazo
- 11 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2023
Se você nunca fez psicoterapia, talvez se sinta desconfortável em conversar com um profissional que você ainda nem conhece. É o que acontece quando lidamos com algo completamente novo!
Talvez esse texto deixe você um pouco mais confiante para fazer uma primeira aproximação comigo ou com qualquer outro psicoterapeuta e começar seu processo de autocuidado.
Saiba que nós estamos preparados justamente para lidar com inseguranças e incertezas de pessoas que estão em sofrimento. Sabemos que você pode estar confuso e sem saber explicar exatamente o que está passando. E não tem problema, pois esse é o trabalho que faremos juntos ao longo das sessões. O objetivo da psicoterapia é que você vá ganhando clareza sobre as situações que está vivendo e isso pode levar algum tempo.

No primeiro contato só precisamos cuidar das condições mínimas necessárias para que esse trabalho comece. Precisamos combinar o melhor horário para os nossos encontros, falar sobre o preço da terapia, a forma de pagamento das sessões, e combinar o que fazer em caso de faltas, férias e outros imprevistos que possam surgir.
Se o preço de sessão informado for muito superior às suas possibilidades, você poderá pedir tranquilamente ao profissional que indique um colega ou uma instituição que atenda por custos menores. Isso é comum na área da psicoterapia! O importante é que você não fique sem se cuidar, pois atualmente há muitas formas de encontrar tratamentos com diversos custos e diferentes abordagens.
A abordagem psicológica é a teoria utilizada pelo profissional como ferramenta de escuta e pensamento. Você pode pedir que o psicoterapeuta te explique um pouco sobre como ele trabalha, mas só vai mesmo entender como funciona depois de experimentar algumas sessões.
E você sempre estará livre para interromper e buscar outros profissionais e outros tipos de psicoterapia caso sinta que não está se identificando com a atual. Nem sempre os encontros dão certo logo na primeira vez.
O mais importante é dar o primeiro passo, e depois ir tomando as decisões conforme elas forem sendo necessárias.